O curso de piloto de linha aérea da Air Dream College proporciona um treino de excelência, mas diferenciador pela forma flexível, abrangente e estruturada em que é ministrado.
Para os candidatos que procuram uma carreira como piloto comercial numa companhia aérea, esta opção permite iniciar o seu curso sem qualquer experiência aeronáutica e concluí-lo ao seu ritmo. Esta é uma escolha muito popular entre os estudantes que desejam realizar o curso de ATPL(A) mas não pretendem abdicar do seu estudo/emprego num período parcial ou integral e preferem ver as suas qualificações como Piloto aumentarem ao longo do tempo.
Na nossa escola de aviação defendemos que “o Homem é do tamanho do seu Sonho” e nesse sentido cada um terá a sua própria maneira de o viver. Assim sendo, em vez de termos um pack fixo para o curso de piloto ou de estar a criar vários packs pré-definidos, preferimos criar um pack só para si de acordo com as suas preferências, necessidades e objetivos pessoais. Resumidamente, cabe a cada Aluno escolher:
- Qual o numero de horas de voo REAL (em avião) com que quer acabar o curso (200, 225 ou 250).
- Qual o total de horas que querem realizar no nosso simulador de voo. ( 50, 30 ou 20).
- Como é que querem assistir à teoria (presencial, online ou através de aulas gravadas).
- Qual o numero horas de bi-motor com que quer acabar o curso (22 ou 42).
Caso esteja interessado em saber mais informações sobre os pontos acima mencionados clique aqui.
O tempo necessário para concluir todas as qualificações até ao ATPL(A) depende, mais um vez, do ritmo que o Aluno queira dar ao curso. No entanto, para um aluno regular, o curso está projectado para 28 a 30 meses.
Os Alunos que seguem a opção modular terão de concluir nove cursos individuais até adquirir todas as qualificações e licenças para obterem o seu ATPL(A). Consulte os módulos abaixo e saiba ao pormenor o que vai aprender em cada um deles :
Licença de Piloto Privado (PPL (A)
O curso PPL(A) tem por finalidade habilitar um candidato a piloto, à obtenção da Licença PPL(A), “Private Pilot Licence (Aircraft) / Licença de Piloto Particular de Aviões, a ser emitida pela Autoridade Nacional de Aviação Civil – ANAC.
Em termos específicos o objetivo deste curso é instruir os alunos-pilotos a pilotar aeronaves, com segurança e proficiência em condições meteorológicas de voo visual (Visual Meteorological Conditions (VMC)) e obedecendo às regras de voo visuais (Visual Flight Rules (VFR).
Desenvolvemos novos métodos inovadores que privilegiam a parte prática do curso de pilotagem. Ao fim de 4 meses do inicio deste módulo os nossos alunos estão aptos para iniciar a fase de voo e terão direito a uma experiencia única em toda a Europa que é iniciar a fase de voo em Planadores, através de uma parceria feita com o Centro de Voo Livre.
O titular de uma licença de PPL (A) tem o privilégio de agir, sem remuneração, como Piloto Comandante (PIC) ou copiloto em aviões ou Touring Motor Gliders (TMG`s) envolvidos em operações não comerciais.
Não obstante o parágrafo acima, o titular de uma PPL (A) com privilégios de instrutor ou examinador pode receber remuneração por:
– Administrar instruções de voo para o LAPL (A) ou PPL (A);
– Realizar testes e verificações de proficiência para essas licenças.
Voo Noturno (NR)
O objetivo deste curso é qualificar os detentores de uma Licença PPL(A) para atingir um nível de proficiência necessário a operar aviões com classificação de classe de motor único em condições VFR, à noite.
Aos Pilotos com uma Licença PPL(A) será ministrado treino teórico e prático (em voo real) sob a orientação dos nossos instrutores, com a finalidade de complementar a sua formação.
Voo individual (Hour Building)
O nosso módulo de Time Building garante que os Pilotos com Licença PPL(A) obtenham as horas de voo necessárias e adquiram experiência suficiente para poderem candidatar-se a um curso de qualificação por Instrumentos (Instrument Rating), após a aprovação num curso teórico de Instrumentos, Piloto Comercial (CPL(A)) ou Piloto de Linha Aérea (ATPL(A)).
Teoria ATPL
Aos Pilotos com licença PPL(A) pode ser ministrado um curso ATPL(A) teórico em sistema de Ensino à distância (E-Learning).
O curso ATPL(A) Teórico em Ensino à Distancia (E-Learning) da ADC é ministrado por Instrutores e Tutores altamente qualificados e através de uma plataforma electrónica, única em Portugal, cujas funções permite ao Aluno(a) adquirir as competências necessárias à realização das provas teóricas na Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) e por sua vez exercer a profissão de Piloto de Linha Aérea (ATPL(A)), após a obtenção de todas as qualificações necessárias para o efeito.
Voo de instrumentos;
O Curso ADC em Instrumentos (IR(A)) permite a um Piloto PPL(A) com qualificação de voo nocturno e nível de inglês ICAO mínimo de 4, atingir um nível de proficiência necessário para operar aviões em condições de Instrument Flight Rules (IFR) e Instrument Meteorological Conditions (IMC).
O curso consiste em dois módulos, que podem ser realizados separadamente ou combinados: Módulo Básico de Voo por Instrumentos e Módulo de Procedimentos de Voo por Instrumentos.
Recuperação de Manobras Não- Standard (UPRT)
O Curso Upset Prevention and Recovery Training (UPRT) consiste em treino teórico e prático, através do aperfeiçoamento de conhecimentos teóricos sobre manobras e atitudes não standard, cujo objetivo é capacitar o piloto para lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas.
Voo Multi-Motor (MEP)
O objetivo deste curso é instruir os pilotos a atingirem o nível de proficiência para operar aviões de classificação monopiloto e multimotor.
Licença de Piloto Comercial (CPL (A))
O programa de treino modular para uma licença de Commercial Pilot Licence (CPL(A)) foi desenvolvido para aqueles que desejam dividir os seus estudos em módulos e adquirir licenças à medida que avançam. A Licença de Piloto Comercial é obtida após os módulos de PPL(A), Night Flight (NF), Instrument Rating (IR) e Upset Prevention and Recovery Training (UPRT).
Os privilégios de um titular de uma CPL(A), habilitam-no a:
- Exercer todos os privilégios de um titular de uma LAPL e de uma PPL;
- Desempenhar funções como Piloto Comandante (PIC) ou co-piloto de qualquer aeronave envolvida em operações que não sejam de transporte aéreo comercial;
- Desempenhar funções como PIC no transporte aéreo comercial de qualquer aeronave monopiloto sob reserva das restrições especificadas na legislação EASA (FCL o60).
Simulador (MCC)
Os objetivos do treino em Multi-Crew Cooperation (MCC) são desenvolver os componentes técnicos e não técnicos de conhecimentos, qualidades e atitudes necessárias para operar uma aeronave de tripulação múltipla.