escola de aviação air dream college

O curso integrado de Oficial de Operações de Voo/ Oficial de Despacho da Air Dream College destina-se a candidatos sem experiência aeronáutica que pretendem iniciar uma carreira na aviação numa área que lhe permita ter uma cultura aeronautica bastante abrangente.  O curso está dividido em grandes fases:

  • Uma fase teórica, que é administrada presencialmente nas nossas instalações localizadas nos Terraços da Ponte (Sacavém), Lisboa, em salas de aulas novas e tecnologicamente  bem equipadas de forma a proporcionar um ensino bastante interativo. Ao longo desta jornada, o aluno/a terá de realizar um total de 489H de instrução teórica e 9 exames oficiais na ANAC (Autoridade Nacional de Aviação Civil). Este curso segue uma metodologia de avaliação segundo um regime prático e contínuo, sendo obrigatório que o/a aluno/a assista  presencialmente a pelo menos 50% das aulas. No entanto, o restante conteúdo teórico poderá ser administrados com recurso ao ensino à distância (E-learning), de forma a ultrapassar todas a limitações de tempo, espaço, horários, distância e custos associados. Para além disso, uma vez que segue um regime pós-laboral, tem a possibilidade de fazer o curso ao seu ritmo, de uma forma mais flexível,  à medida que conjuga o mesmo com outro tipo de trabalho/estudo. Por outro lado,  limitámos as turmas a um máximo de 12 alunos, de forma a trabalhar com pormenor as necessidades específicas de cada aluno e a proporcionar um ambiente mais interativo entre o formador e o aluno.
  • Uma fase prática onde será feito um estágio profissional de 90 dias úteis numa companhia aérea. Para isso, estabelecemos várias parcerias de relevo no sector a fim de garantir um estágio profissional numa companhia aérea na fase final do curso (NetJets, Hi Fly, EuroAtlantic, Sata Azores, Sata Internacional etc…). Ao longo destes 4 meses, o aluno tem de demonstrar a sua aptidão prática para efetuar um mínimo de 120 despachos de voo obrigatórios pela legislação, declarados por um operador aéreo ou organização de despacho operacional.
Localização:Lisboa
Tipo de curso:Integrado
Formação teórica:489 horas
Formação prática:720 horas
Regime:B-Learning, Presencial
Próximos cursos

Se ainda não está familiarizado com esta profissão, saiba o que é, quais os requisitos de entrada e o que pode alcançar com a carreira de um oficial de operações de voo.   Caso pretenda saber informações mais detalhadas sobre o proximo curso, não hesite em contactar-nos!

Cronograma:

Fase Elementar

oficial de operações de voo

A Fase Elementar do Curso de Oficial de Operações / Oficial de Despacho tem como objetivo o nas disciplinas de Matemática e Física, para Alunos(as) que não tenham realizado estas disciplinas no 12º ano de escolaridade, assim como uma disciplina de Introdução à Aeronáutica onde serão ministrados os Princípios Básicos Aeronáuticos para, de seguida, na Fase Básica, serem leccionadas as matérias relacionadas, directamente, com o Curso.

Fase Básica

oficial de operações de voo

Durante o Curso de Oficial de Operações de Voo/Oficial de Despacho o(a) Aluno(a) terá de demonstrar conhecimentos teóricos, perante a Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) das seguintes matérias: Legislação Aérea, Massa e Centragem, Performance de Aviões e Helicópteros, Planeamento e Monitorização de Voo, Meteorologia, Navegação Geral e Rádio, Procedimentos Operacionais, Conhecimentos Gerais de Aeronaves, Princípios de Voo de Aviões e Helicópteros, Comportamento Humano e Limitações e Comunicações Aeronáuticas. Por este facto, durante esta Fase do Curso, serão ministradas estas disciplinas preparando os(as) Aluno(as) para a sua futura profissão e para os exames a realizar na ANAC.

Fase Avançada

oficial de operações de voo

Durante esta Fase do Curso os(as) Alunos(as) serão preparados para a Fase Prática do mesmo (Estágio Profissional) sendo-lhes ministradas as disciplinas de Matérias Perigosas, Dispatch Resource Management (DRM), Introdução aos Sistemas de Gestão Aeronáuticos, Segurança Aeroportuária (Security), Segurança Operacional (Safety).

Fase Prática

oficial de operações de voo

Embora o programa do curso integrado de Oficial de Operações de Voo seja focado para fornecer conhecimento teórico aprofundado em assuntos intimamente relacionados com o papel dos despachantes de voo e aos métodos de controle operacional, a parte prática vai muito além dos requisitos mínimos e oferece ampla variedade de cenários, exercícios e situações de solução de problemas associados ao trabalho diário no ambiente moderno do operador de aeronave.

O(A) candidato(a) a uma Licença Aeronáutica de Oficial de Operações de Voo / Oficial de Despacho (OOV/OD) deve realizar um estágio com duração mínima de 90 (noventa) dias úteis, sob a supervisão de um OOV/OD com qualificação de Monitor, durante o qual, deve realizar, um mínimo de 120 (cento e vinte) despachos operacionais de voos de transporte aéreo. Esta fase inclui treino operacional em sistemas de gestão aeronáutica e procedimentos associados que são relevantes para a função do OOV/OD. 

Após a conclusão de todas as fases do Curso o(a) aluno(a) deve demonstrar proficiência adequada para o exercício das funções de Oficial de Operações de Voo / Oficial de Despacho, por meio de um exame prático. Este exame é realizado por um Examinador autorizado pela Autoridade Nacional (ANAC) e, após a sua conclusão com sucesso,  será solicitada à ANAC a emissão da sua Licença Aeronáutica.

Inscreva-se no canal Aviation Talks
e fique a par das ultimas novidades !

Contacte-nos:

logótipo air dream college

Rua Alfredo Rodrigues Gaspar, Lote 1, Loja 2 - Lisboa

Aeródromo Municipal de Évora N254
Estrada de Viana do Alentejo
Évora - Portugal

Copyright 2020 © Air Dream College
Desenvolvdo por GlobalServices
Scroll to Top