É com enorme tristeza que a Air Dream College recebe a notícia do falecimento do Senhor Coronel Piloto Aviador Victor João Lopes de Brito.
Tinha 92 anos e muitos de nós tivemos o privilégio e a honra de com ele poder dar os primeiros passos na Aviação. A Air Dream College não pode deixar de fazer esta pequena homenagem a este Senhor que ficará na História como um dos maiores vultos da Aeronáutica Portuguesa.
Ao longo da sua longa carreira de 68 anos a voar, realizou mais de 20 mil horas de voo em dezenas de máquinas voadoras desde planadores, aviões comerciais, aviões militares, helicópteros, a aviões históricos como o Spitfire, o Hurricane, o Albatraz SA 16, entre outros…
Criou a primeira escola de pilotos profissionais em Portugal e na Península Ibérica e foi responsável por ter atraído para Portugal alunos oriundos de dezenas de países estrangeiros, praticamente de todos os continentes. Até esse momento, foram os portugueses a ir a Salamanca, a Roma, a Paris, etc…para fazer os seus estudos. A partir desse momento essa tendência inverteu-se, pelo menos no ramo da formação de pilotos profissionais. Graças a ele, hoje podemos orgulhar-nos de muitos dos comandantes dos aviões que cruzam os céus da Europa e do Mundo terem aprendido a voar em Portugal.
Foi o piloto que em Portugal se manteve a voar até mais tarde, 86 anos! Grato por ter tido a sorte de voar até tão tarde nesta longa caminhada pela vida. Foi também examinador, professor e instrutor de voo em várias escolas de aviação.
Nunca houve dúvidas que o papel do Coronel Vitor Brito na aviação civil portuguesa foi fundamental para o seu desenvolvimento. Tanto que dois anos mais tarde, em Março de 2019 foi galardoado com a maior e mais importante distinção no domínio da Aviação Civil: o Prémio Carlos Bleck.
“ Para mim, ser piloto significou um sentimento de risco compensado pela liberdade que o voo confere ao permitir ao piloto observar o Mundo de outra forma. A independência que se usufrui ao poder passar por cima dos obstáculos físicos da Natureza… foi sem duvida a melhor forma de me sentir feliz com a profissão que escolhi.” – Victor Brito em entrevista ao O Correio da Linha em Maio de 2020.
Para o Futuro deixou o desejo que a nossa Humanidade se una sem fronteiras como sempre fizeram os aviões e que se consiga constituir, universalmente, um comum de ética que resulte da aceitação deste modelo!
“Perdemos alguém inigualável e que perdurará na memória de todos os que tiveram o privilégio de conhecer e privar com o Senhor Coronel Vítor Brito. Era um Homem de trato simples e com uma visão da aviação que é uma referência para qualquer Aviador.” – Aurélio de Almeida
As exéquias fúnebres decorrem hoje (terça-feira, 9 Agosto), a partir das 18h30, com a realização do velório na Igreja da Força Aérea, em São Domingos de Benfica. Quarta-feira (10 Agosto), pelas 14h00, será celebrada a missa de corpo presente, a que se seguirá o funeral para o Cemitério de Oeiras.
Os nossos sentidos pêsames a toda a Família.
Bom Voo meu Coronel!