O objetivo principal do curso de Instrutor de Voo (Flight Instructor – FI) é capacitar pilotos comerciais ou privados experientes a ensinar, de forma segura e eficaz, os fundamentos da pilotagem a novos alunos, preparando-os para obter as suas licenças (como PPL ou CPL).
Um dos principais objetivos da Air Dream College é formar profissionais de excelência para o mundo da aviação! Por termos esta ambição, limitamos o curso de FI a um máximo de 12 alunos por turma de forma a maximizar o acompanhamento, a proximidade e as capacidades de cada um. Neste sentido, todos os candidatos ao curso terão de realizar um assessment teórico (com a psicóloga da escola) e um assessment prático (como o nosso Head of Training e Chief Flight Instructor). Estes assessments irão de correr nos 2 meses que antecedem o curso de forma a selecionar aqueles que consideramos serem os 12 melhores candidatos/as. Uma vez selecionada para a realização do curso, este será dividido em duas fases: Fase Teórica: A fase teórica do curso será ministrada ao longo dos primeiros 2 meses do curso e as aulas serão lecionadas sob um regime de ensino B-Learning. O sistema de ensino B-learning é um regime de formação inovador onde o aluno poderá optar como é que quer assistir às aulas teóricas (de acordo com as suas preferências, necessidades e agenda pessoal). Resumidamente, existem três opções possíveis: • Presencialmente: Este é o método mais comum, assistindo às aulas presencialmente nas nossas instalações teóricas em Lisboa (Urbanização Terraços da Ponte, junto ao Aeroporto Humberto Delgado). • Online em direto: Significa que está a assistir à aula enquanto ela está a ser administrada presencialmente nas nossas instalações. Optando por esta opção o aluno pode assistir à aula onde quer que esteja sem abdicar da interação com a turma e com o professor, podendo intervir a qualquer momento. • On-demand : Este método permite-lhe aceder às gravações das aulas. Todas as aulas são gravadas e disponibilizadas aos alunos no dia seguinte para que a possam rever sempre que quiserem! Nota: As apresentações dos projetos de final de curso têm obrigatoriamente de ser realizadas de forma presencial. Fase Prática: Após terminarem esta fase teórica, todos os alunos do curso deverão iniciar a fase prática do curso. Esta fase de voo é composta por 30:30H de Dual-Instruction com os instrutores sénior da Air Dream College. No final desta formação irá realizar um exame prático de 01:30H. Os voos serão agendados de acordo a disponibilidade pessoal e profissional dos nossos alunos Uma vez terminada esta segunda fase, no período em que a licença for enviada para a ANAC para averbar a qualificação de FI(A), a direção de instrução irá definir (com base numa grelha de avaliação que analisa o desempenho dos alunos ao longo do curso), quem é que serão os alunos lecionados para o estágio curricular. A Air Dream College apenas garante o estágio curricular aos 6 melhores alunos do curso (havendo sempre a possibilidade de alargar a oferta para os restantes alunos da turma, caso a administração entenda que estes também cumprem os requisitos necessários para serem instrutores da Air Dream College).
Módulos:
Caso pretenda saber informações mais detalhadas sobre o proximo curso, não hesite em contactar-nos!
Cronograma:
Fase Teórica

THEORETICAL KNOWLEDGE INSTRUCTION:
Number of hours: 275:00H
Estimated duration: 02 months.
Regime: After work (3 days a week)
Timetable: Monday to Friday from 6:00 p.m. to 9:00 p.m.
Fase Prática

FLIGHT TRAINING:
Flight Instructor Course: 32:00H of Real flight (Dual Instruction):
BH – Basic Handling
XC – VFRNavigation–CrossCountry
BIF – Basic Instrument Flight
NF – Night Flight
Assessment Competence
Estágio

Instruction real flight hours: 100:00H
- Throughout the 100:00H (one hundred hours) of instruction included in the internship, the trainee flight instructor must perform a minimum of 25:00H (twenty- five hours) of “supervision solo flights”.
- Air Dream College only guarantees the internship to the best six (6) students in course. The order in which internships begin (2 to 3 at a time) will be determined according to the evaluation grading scale.


