Se ainda não está familiarizado com esta profissão, saiba o que é, quais os requisitos de entrada e até onde pode ir com uma carreira de um oficial de operações de voo.
O curso e Oficial de Operações de Voo/Oficial de Despacho (OOV/OD) da Air Dream College proporciona um treino de excelência e inovador pela forma flexível, abrangente e estruturada em que é ministrado. O regime de ensino B-Learningpermite aos alunos optar (diariamente) como é que pretendem assistir às aulas teóricas do curso, se presencial ou à distância. Este método de formação inovador permite aos alunos que não residem permanentemente nas zonas de Lisboa, ultrapassar todas a limitações de tempo, espaço, horários, distância e custos associados. Desta forma os alunos poderão fazer o curso ao seu ritmo, sem abdicar do seu trabalho/estudo de uma forma parcial ou integral. Resumidamente, existem três opções possíveis para assistir às aulas teorias (que podem ser conjugadas de acordo as suas preferências, necessidades e agenda pessoal):
- Presencialmente: Este é o método mais comum, assistindo às aulas presencialmente nas nossas instalações teóricas em Lisboa (Urbanização Terraços da Ponte, junto ao Aeroporto Humberto Delgado).
- Online em direto: Significa que está a assistir à aula enquanto ela está a ser administrada presencialmente nas nossas instalações. Optando por esta opção o aluno pode assistir à aula onde quer que esteja sem abdicar da interação com a turma e com o professor, podendo intervir a qualquer momento.
- On-demand : Este método permite-lhe aceder às gravações das aulas. Todas as aulas são gravadas e disponibilizadas aos alunos no dia seguinte para que a possam rever sempre que quiserem!
A Air Dream College é atualmente a única escola de aviação em Portugal certificada pela ANAC (Autoridade Nacional de Aviação Civil) para ministrar cursos em B-Learning.
O programa total de treino da Air Dream College é ministrado em aulas teóricas e teórico-práticas dividido ao longo de 9/11 meses, conforme a prestação do aluno. Após a conclusão de todas as fases do curso e dos Exames Teóricos na Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) com aproveitamento, o(a) Aluno(a) irá realizar um estágio de 4 (quatro) meses numa companhia aérea.
Fase Elementar
A Fase Elementar do Curso de Oficial de Operações / Oficial de Despacho consiste nas disciplinas de Matemática e Física, para Alunos(as) que não tenham realizado estas disciplinas no 12º ano de escolaridade, assim como uma disciplina de Introdução à Aeronáutica onde serão ministrados os Princípios Básicos Aeronáuticos para, de seguida, na Fase Básica, serem leccionadas as matérias relacionadas, directamente, com o Curso.
Fase Básica
Durante o Curso de Oficial de Operações de Voo/Oficial de Despacho o(a) Aluno(a) terá de demonstrar conhecimentos teóricos, perante a Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) das seguintes matérias: Legislação Aérea, Massa e Centragem, Performance de Aviões e Helicópteros, Planeamento e Monitorização de Voo, Meteorologia, Navegação Geral e Rádio, Procedimentos Operacionais, Conhecimentos Gerais de Aeronaves, Princípios de Voo de Aviões e Helicópteros, Comportamento Humano e Limitações e Comunicações Aeronáuticas. Por este facto, durante esta Fase do Curso, serão ministradas estas disciplinas preparando os(as) Aluno(as) para a sua futura profissão e para os exames a realizar na ANAC.
Fase Avançada
Durante esta Fase do Curso os(as) Alunos(as) serão preparados para a Fase Prática do mesmo (Estágio Profissional) sendo-lhes ministradas as disciplinas de Matérias Perigosas, Dispatch Resource Management (DRM), Introdução aos Sistemas de Gestão Aeronáuticos, Segurança Aeroportuária (Security), Segurança Operacional (Safety).
Fase Prática
O(A) candidato(a) a uma Licença Aeronáutica de Oficial de Operações de Voo / Oficial de Despacho (OOV/OD) deve realizar um estágio com duração mínima de 90 (noventa) dias úteis, sob a supervisão de um OOV/OD com qualificação de Monitor, durante o qual, deve realizar, um mínimo de 120 (cento e vinte) despachos operacionais de voos de transporte aéreo. Esta fase inclui treino operacional em sistemas de gestão aeronáutica e procedimentos associados que são relevantes para a função do OOV/OD. Toda esta fase e treino baseia-se no requerido pela Legislação Nacional e Internacional exigido pelo regulamento 614/2018.
Após a conclusão de todas as fases do Curso o(a) aluno(a) deve demonstrar proficiência adequada para o exercício das funções de Oficial de Operações de Voo / Oficial de Despacho, por meio de um exame prático. Este exame é realizado por um Examinador autorizado pela Autoridade Nacional (ANAC) e, após a sua conclusão com sucesso, será solicitada à ANAC a emissão da sua Licença Aeronáutica.