Se ainda não está familiarizado com esta profissão, saiba o que é, quais os requisitos de entrada e até onde pode ir com uma carreira de um oficial de operações de voo.

O curso e Oficial de Operações de Voo/Oficial de Despacho (OOV/OD) da Air Dream College proporciona um treino de excelência e inovador pela forma flexível, abrangente e estruturada em que é ministrado. O regime de ensino B-Learningpermite aos alunos optar (diariamente) como é que pretendem assistir às aulas teóricas do curso, se presencial ou à distância. Este método de formação inovador permite aos alunos que não residem permanentemente nas zonas de Lisboa, ultrapassar todas a limitações de tempo, espaço, horários, distância e custos associados.  Desta forma os alunos poderão fazer o curso ao seu ritmo, sem abdicar do seu trabalho/estudo de uma forma parcial ou integral. Resumidamente, existem três opções possíveis para assistir às aulas teorias (que podem ser conjugadas de acordo as suas preferências, necessidades e agenda pessoal):

  • Presencialmente: Este é o método mais comum, assistindo às aulas presencialmente nas nossas instalações teóricas em Lisboa (Urbanização Terraços da Ponte, junto ao Aeroporto Humberto Delgado).
  • Online em direto: Significa que está a assistir à aula enquanto ela está a ser administrada presencialmente nas nossas instalações. Optando por esta opção o aluno pode assistir à aula onde quer que esteja sem abdicar da interação com a turma e com o professor, podendo intervir a qualquer momento.
  • On-demand : Este método permite-lhe aceder às gravações das aulas. Todas as aulas são gravadas e disponibilizadas aos alunos no dia seguinte para que a possam rever sempre que quiserem!

A Air Dream College é atualmente a única escola de aviação em Portugal certificada pela ANAC (Autoridade Nacional de Aviação Civil) para ministrar cursos em B-Learning.

O programa total de treino da Air Dream College é ministrado em aulas teóricas e teórico-práticas dividido ao longo de 9/11 meses, conforme a prestação do aluno. Após a conclusão de todas as fases do curso e dos Exames Teóricos na Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) com aproveitamento,  o(a)  Aluno(a) irá realizar um estágio de 4 (quatro) meses numa companhia aérea.

Localização:Lisboa
Tipo de curso:Modular
Formação teórica:489 horas
Formação prática:720 horas
Regime:B-Learning
Próximos cursos

Cronograma:

Fase Elementar

oficial de operações de voo

A Fase Elementar do Curso de Oficial de Operações / Oficial de Despacho consiste nas disciplinas de Matemática e Física, para Alunos(as) que não tenham realizado estas disciplinas no 12º ano de escolaridade, assim como uma disciplina de Introdução à Aeronáutica onde serão ministrados os Princípios Básicos Aeronáuticos para, de seguida, na Fase Básica, serem leccionadas as matérias relacionadas, directamente, com o Curso.

Fase Básica

oficial de operações de voo

Durante o Curso de Oficial de Operações de Voo/Oficial de Despacho o(a) Aluno(a) terá de demonstrar conhecimentos teóricos, perante a Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) das seguintes matérias: Legislação Aérea, Massa e Centragem, Performance de Aviões e Helicópteros, Planeamento e Monitorização de Voo, Meteorologia, Navegação Geral e Rádio, Procedimentos Operacionais, Conhecimentos Gerais de Aeronaves, Princípios de Voo de Aviões e Helicópteros, Comportamento Humano e Limitações e Comunicações Aeronáuticas. Por este facto, durante esta Fase do Curso, serão ministradas estas disciplinas preparando os(as) Aluno(as) para a sua futura profissão e para os exames a realizar na ANAC.

Fase Avançada

oficial de operações de voo

Durante esta Fase do Curso os(as) Alunos(as) serão preparados para a Fase Prática do mesmo (Estágio Profissional) sendo-lhes ministradas as disciplinas de Matérias Perigosas, Dispatch Resource Management (DRM), Introdução aos Sistemas de Gestão Aeronáuticos, Segurança Aeroportuária (Security), Segurança Operacional (Safety).

Fase Prática

oficial de operações de voo

O(A) candidato(a) a uma Licença Aeronáutica de Oficial de Operações de Voo / Oficial de Despacho (OOV/OD) deve realizar um estágio com duração mínima de 90 (noventa) dias úteis, sob a supervisão de um OOV/OD com qualificação de Monitor, durante o qual, deve realizar, um mínimo de 120 (cento e vinte) despachos operacionais de voos de transporte aéreo. Esta fase inclui treino operacional em sistemas de gestão aeronáutica e procedimentos associados que são relevantes para a função do OOV/OD. Toda esta fase e treino baseia-se no requerido pela Legislação Nacional e Internacional exigido pelo regulamento 614/2018.

Após a conclusão de todas as fases do Curso o(a) aluno(a) deve demonstrar proficiência adequada para o exercício das funções de Oficial de Operações de Voo / Oficial de Despacho, por meio de um exame prático. Este exame é realizado por um Examinador autorizado pela Autoridade Nacional (ANAC) e, após a sua conclusão com sucesso,  será solicitada à ANAC a emissão da sua Licença Aeronáutica.

Inscreva-se no canal Aviation Talks
e fique a par das ultimas novidades !

Contacte-nos:

logótipo air dream college

Rua Alfredo Rodrigues Gaspar, Lote 1, Loja 2 - Lisboa

Aeródromo Municipal de Évora N254
Estrada de Viana do Alentejo
Évora - Portugal

Copyright 2020 © Air Dream College
Desenvolvdo por GlobalServices
Scroll to Top