O gráfico ilustrativo acima apresentado foi realizado com base em estudos da Boeing e da AirBus que prevê-em uma retoma da actividade aeronáutica a níveis pré-pandémicos já no segundo trimestre 2022/inicio de 2023, sendo que em algumas regiões do mundo já se começa a sentir esta retoma. Organizações como a IATA vão mais longe e referem ainda que a companhias irão enfrentar novamente uma escassez de profissionais que se irá acentuar já em 2025.
Asim sendo, esta é altura perfeita para iniciar a formação de piloto de linha aérea!
Uma vez que na Air Dream College demora em média 20 a 24 meses a receber a sua licença de piloto comercial, os alunos que iniciarem agora a sua formação irão entrar no mercado ao mesmo tempo desta retoma. Para além disso, os Pilotos que têm estado ativos e a voar nestes últimos anos terão claramente uma vantagem competitiva em relação aqueles que estão parados desde o inicio da pandemia.
É de conhecimento geral que o tráfego aéreo e as horas voadas caíram drasticamente no ano de 2020 devido à pandemia, resultando em pilotos despedidos, vários profissionais em lay off e muitos outros que decidiram antecipar a sua reforma. Alguns profissionais seniores que estavam desempregados por causa da retração do mercado foram encontrando emprego noutros sectores que tinham falta de profissionais, nomeadamente a instrução aeronáutica .
A verdade é que ao longo de 2021 a aviação foi-se restruturando, as pessoas foram ganhando novamente confiança para viajar e prevê-se que esta restruturação do sector se vá manter até ao inicio de 2023.
Desta forma, e com o retorno da procura de tráfego comercial nos próximos anos, os alunos pilotos terão a oportunidade de preencher as vagas abertas criadas por uma combinação de reformas de pessoal e crescimento das frotas.
Do que é que estás à espera?
Começa hoje a investir no teu futuro e faz-te à pista com a Air Dream College!
Fonte: https://www.boeing.com/commercial/market/pilot-technician-outlook/#/outlook-by-region