A Air Dream College, escola de aviação, tem como objetivo ajudar todos os profissionais aeronáuticos em Portugal, desde Pilotos a Oficiais de Operações de Voo, a ligar novamente os motores, mesmo durante esta fase pandémica que parou todo o mundo. No entanto, dedicamos este artigo aos novos pilotos que entraram recentemente no setor da aviação – a “geração Z” – a geração de pilotos que nasceram no final dos anos 90 ou início do seculo XXI e estão neste momento à procura de sucesso para o seu primeiro emprego como piloto.
Estes são os nossos conselhos para a nova geração de pilotos:
- Se ainda está a ter aulas, tire o melhor proveito que conseguir dos momentos de aprendizagem. A melhor maneira de tirar o máximo proveito do seu dia de treino é preparar-se previamente para o mesmo e perguntar, perguntar e perguntar. Esclareça o máximo de dúvidas e dedique-se a 100% no seu treino. Na aviação, os pequenos pormenores fazem muita diferença na altura da entrevista e até mesmo enquanto exerce a sua profissão.
- Aprenda a esperar e mantenha-se atualizado e preparado. Não é fácil manter-se atualizado e preparado à espera que o mercado volte a florescer. Para se manter ativo invista em Hour-Building, em Simuladores de voo, no curso de instrutor de voo/ instrutor teórico. A sua preparação no momento da entrevista será outra e as suas hipóteses de ser bem sucedido serão automaticamente superiores. Não se esqueça, neste setor, a oportunidade de emprego aparece quando menos se espera e, portanto, com muito pouco tempo para se preparar.
- Se já acabou o curso e está à procura de emprego, envie candidaturas para o estrangeiro! Seja o seu próprio “mental coach” e seja proactivo, pois será uma ferramenta realmente valiosa tanto a nível profissional como para toda a sua vida.
- Networking/Conhecimento são a chave. O recrutador vai gostar de saber que fez o trabalho de casa. Para muitos dos operadores, o recrutamento é feito com base em recomendações e relações pessoais. Quando se apresentar, não cometa o erro comum de falar demais sobre o quão importante seria aquele trabalho. O importante, na nossa opinião, é que demonstre que conhece bem a empresa, deixando o recrutador com a mensagem de que pode efetivamente ser uma mais valia.
- Aprenda a comunicar ao estilo da “velha escola” – cara a cara, complementando com uma carta de apresentação e com um currículo direcionado. Infelizmente, leva tempo para construir um currículo que impressione, mas vale a pena. Torne a sua apresentação específica para quem a vai ler e demonstre que os seus “skills” e experiência correspondem ao que o mercado procura. Por outro lado, se optar por uma candidatura presencial lembre-se: “Só tem uma hipótese para transmitir uma primeira boa impressão, faça-a valer a pena! “
- Reajuste as expectativas do seu primeiro trabalho como piloto. Atualmente, na Europa, muitos alunos-piloto têm treino para fazer a transição direta da escola de aviação para uma companhia aérea. Com tantos pilotos experientes sem emprego, essa transição não parece realista num futuro próximo. Mas isso não é necessariamente mau. A geração nascida entre 1965 a 1979 e a geração “baby boomers” (nascida entre 1946 e 1964) raramente tiveram a oportunidade de fazer a transição escola-companhia aérea, no entanto, com trabalho e perseverança acabaram por ter uma carreira longa e de sucesso.
Poderá ter mais hipóteses se estiver disposto a considerar um trabalho em turbo-hélice com a largada de paraquedistas, o reboque de planadores, os passeios turísticos e as aeronaves publicitárias são alguns exemplos que continuam ativos e muitas vezes são esquecidos. Para alguém recém-formado, as horas de voo valem muito. Se quiser diferenciar-se da grande maioria de pilotos da sua geração (com 200 /250 horas) esta poderá ser uma boa solução.
- Não há dúvida de que a indústria precisa do piloto para sobreviver. O momento não é o melhor, é certo, mas com a luz ao fundo do túnel mais próxima, haverá cada vez mais aviões a voar, cada vez mais pessoas a viajar e não há dúvidas de que o sector voltará a crescer. A nossa experiência diz-nos que os pilotos que conseguem o emprego são aqueles que treinaram, estudaram e nunca pararam de desenvolver os seus skills técnicos e se mantiveram em constante atualização.
A Air Dream College, escola de aviação, deseja boa sorte para o vosso futuro porque acreditem, ele é prometedor! E não se esqueça, não perca tempo e invista na sua preparação técnica e mental!