Se ainda não está familiarizado com esta profissão, saiba o que é, quais os requisitos de entrada e o que pode alcançar com a carreira de um oficial de operações de voo. O curso integrado de Oficial de Operações de Voo/ Oficial de Despacho da Air Dream College foi o primeiro curso a ser certificado pela Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) para alunos com ou sem experiência aeronáutica. Este curso está dividido em duas partes. Uma fase teórica que é administrada presencialmente em Alfragide, Lisboa, em salas de aula novas e altamente equipadas com a última tecnologia do mercado e uma segunda fase prática onde será feito um estágio de 4 meses numa companhia aérea. O programa total de treino da Air Dream College consiste em 1209 (mil duzentas e nove horas)  de instrução / treino dividido ao longo de 12 a 16 meses, conforme a prestação do aluno. As turmas estão limitadas a um máximo de 12 alunos de forma a trabalhar com pormenor as necessidades especificas de cada aluno e a proporcionar um ambiente mais interativo entre o formador e o aluno. Este curso terá uma metodologia de avaliação segundo um regime prático e contínuo, sendo obrigatória a presença em pelo menos 70% das aulas. As aulas terão geralmente 3 a 4 horas diárias, com intervalos a definir entre professores e alunos.

Localização:Lisboa
Tipo de curso:Integrado
Duração teórica:489 horas
Duração prática:720 horas
Regime:Presencial

Embora o programa seja focado para fornecer conhecimento teórico aprofundado em assuntos intimamente relacionados com o papel dos despachantes de vôo e aos métodos de controle operacional, a parte prática vai muito além dos requisitos mínimos e oferece ampla variedade de cenários, exercícios e situações de solução de problemas associados ao trabalho diário no ambiente moderno do operador de aeronave. O aluno terá de realizar uma fase prática de 90 dias úteis, onde terá um estágio profissional obrigatório de aproximadamente 18 semanas numa companhia aérea. Ao longo destes 4 meses o aluno tem de demonstrar a sua aptidão prática para efetuar um mínimo de 120 despachos de voo obrigatórios pela legislação, declarados por um operador aéreo ou organização de despacho operacional. Este estágio é fornecido pela Air Dream College de acordo com as parcerias já efetuadas ou adaptável, caso já trabalhe ativamente em alguma companhia aérea/aeroporto.

Cronograma:

Fase Elementar

A Fase Elementar do Curso de Oficial de Operações / Oficial de Despacho consiste nas disciplinas de Matemática e Física, para Alunos(as) que não tenham realizado estas disciplinas no 12º ano de escolaridade, assim como uma disciplina de Introdução à Aeronáutica onde serão ministrados os Princípios Básicos Aeronáuticos para, de seguida, na Fase Básica, serem leccionadas as matérias relacionadas, directamente, com o Curso.

Fase Básica

Durante o Curso de Oficial de Operações de Voo/Oficial de Despacho o(a) Aluno(a) terá de demonstrar conhecimentos teóricos, perante a Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) das seguintes matérias: Legislação Aérea, Massa e Centragem, Performance de Aviões e Helicópteros, Planeamento e Monitorização de Voo, Meteorologia, Navegação Geral e Rádio, Procedimentos Operacionais, Conhecimentos Gerais de Aeronaves, Princípios de Voo de Aviões e Helicópteros, Comportamento Humano e Limitações e Comunicações Aeronáuticas. Por este facto, durante esta Fase do Curso, serão ministradas estas disciplinas preparando os(as) Aluno(as) para a sua futura profissão e para os exames a realizar na ANAC.

Fase Avançada

Durante esta Fase do Curso os(as) Alunos(as) serão preparados para a Fase Prática do mesmo (Estágio Profissional) sendo-lhes ministradas as disciplinas de Matérias Perigosas, Dispatch Resource Management (DRM), Introdução aos Sistemas de Gestão Aeronáuticos, Segurança Aeroportuária (Security), Segurança Operacional (Safety).

Fase Prática

O(A) candidato(a) a uma Licença Aeronáutica de Oficial de Operações de Voo / Oficial de Despacho (OOV/OD) deve realizar um estágio com duração mínima de 90 (noventa) dias úteis, sob a supervisão de um OOV/OD com qualificação de Monitor, durante o qual, deve realizar, um mínimo de 120 (cento e vinte) despachos operacionais de voos de transporte aéreo. Esta fase inclui treino operacional em sistemas de gestão aeronáutica e procedimentos associados que são relevantes para a função do OOV/OD. Toda esta fase e treino baseia-se no requerido pela Legislação Nacional e Internacional exigido pelo regulamento 614/2018.

Após a conclusão de todas as fases do Curso o(a) aluno(a) deve demonstrar proficiência adequada para o exercício das funções de Oficial de Operações de Voo / Oficial de Despacho, por meio de um exame prático. Este exame é realizado por um Examinador autorizado pela Autoridade Nacional (ANAC) e, após a sua conclusão com sucesso,  será solicitada à ANAC a emissão da sua Licença Aeronáutica.

Contacte-nos

Rua da Galegas, 57 D
Amadora

Aerodromo Municipal de Évora N254
Estrada de Viana do Alentejo
Évora - Portugal

Copyright 2020 © Air Dream College
Desenvolvimento por GlobalServices
Scroll to Top