escola de aviação air dream college

Se ainda não está familiarizado com esta profissão, saiba o que é, quais os requisitos de entrada e o que pode alcançar com a carreira de um oficial de operações de voo. O curso integrado de Oficial de Operações de Voo/ Oficial de Despacho da Air Dream College foi o primeiro curso a ser certificado pela Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) para alunos com ou sem experiência aeronáutica. Este curso está dividido em duas partes. Uma fase teórica que é administrada presencialmente em Alfragide, Lisboa, em salas de aula novas e altamente equipadas com a última tecnologia do mercado e uma segunda fase prática onde será feito um estágio de 4 meses numa companhia aérea. O programa total de treino da Air Dream College consiste em 1209 (mil duzentas e nove horas)  de instrução / treino dividido ao longo de 12 a 16 meses, conforme a prestação do aluno. As turmas estão limitadas a um máximo de 12 alunos, de forma a trabalhar com pormenor as necessidades específicas de cada aluno e a proporcionar um ambiente mais interativo entre o formador e o aluno. Este curso terá uma metodologia de avaliação segundo um regime prático e contínuo, sendo obrigatória a presença em pelo menos 70% das aulas. As aulas terão geralmente 3 a 4 horas diárias, com intervalos a definir entre professores e alunos.

Localização:Lisboa
Tipo de curso:Integrado
Formação teórica:489 horas
Formação prática:720 horas
Regime:Presencial

Embora o programa do curso integrado de Oficial de Operações de Voo seja focado para fornecer conhecimento teórico aprofundado em assuntos intimamente relacionados com o papel dos despachantes de voo e aos métodos de controle operacional, a parte prática vai muito além dos requisitos mínimos e oferece ampla variedade de cenários, exercícios e situações de solução de problemas associados ao trabalho diário no ambiente moderno do operador de aeronave. O aluno terá de realizar uma fase prática de 90 dias úteis, onde terá um estágio profissional obrigatório de aproximadamente 18 semanas numa companhia aérea. Ao longo destes 4 meses, o aluno tem de demonstrar a sua aptidão prática para efetuar um mínimo de 120 despachos de voo obrigatórios pela legislação, declarados por um operador aéreo ou organização de despacho operacional. Este estágio é fornecido pela Air Dream College de acordo com as parcerias já efetuadas ou adaptável, caso já trabalhe ativamente em alguma companhia aérea/aeroporto.

Cronograma:

Fase Elementar

oficial de operações de voo

A Fase Elementar do Curso de Oficial de Operações / Oficial de Despacho consiste nas disciplinas de Matemática e Física, para Alunos(as) que não tenham realizado estas disciplinas no 12º ano de escolaridade, assim como uma disciplina de Introdução à Aeronáutica onde serão ministrados os Princípios Básicos Aeronáuticos para, de seguida, na Fase Básica, serem leccionadas as matérias relacionadas, directamente, com o Curso.

Fase Básica

oficial de operações de voo

Durante o Curso de Oficial de Operações de Voo/Oficial de Despacho o(a) Aluno(a) terá de demonstrar conhecimentos teóricos, perante a Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) das seguintes matérias: Legislação Aérea, Massa e Centragem, Performance de Aviões e Helicópteros, Planeamento e Monitorização de Voo, Meteorologia, Navegação Geral e Rádio, Procedimentos Operacionais, Conhecimentos Gerais de Aeronaves, Princípios de Voo de Aviões e Helicópteros, Comportamento Humano e Limitações e Comunicações Aeronáuticas. Por este facto, durante esta Fase do Curso, serão ministradas estas disciplinas preparando os(as) Aluno(as) para a sua futura profissão e para os exames a realizar na ANAC.

Fase Avançada

oficial de operações de voo

Durante esta Fase do Curso os(as) Alunos(as) serão preparados para a Fase Prática do mesmo (Estágio Profissional) sendo-lhes ministradas as disciplinas de Matérias Perigosas, Dispatch Resource Management (DRM), Introdução aos Sistemas de Gestão Aeronáuticos, Segurança Aeroportuária (Security), Segurança Operacional (Safety).

Fase Prática

oficial de operações de voo

O(A) candidato(a) a uma Licença Aeronáutica de Oficial de Operações de Voo / Oficial de Despacho (OOV/OD) deve realizar um estágio com duração mínima de 90 (noventa) dias úteis, sob a supervisão de um OOV/OD com qualificação de Monitor, durante o qual, deve realizar, um mínimo de 120 (cento e vinte) despachos operacionais de voos de transporte aéreo. Esta fase inclui treino operacional em sistemas de gestão aeronáutica e procedimentos associados que são relevantes para a função do OOV/OD. Toda esta fase e treino baseia-se no requerido pela Legislação Nacional e Internacional exigido pelo regulamento 614/2018.

Após a conclusão de todas as fases do Curso o(a) aluno(a) deve demonstrar proficiência adequada para o exercício das funções de Oficial de Operações de Voo / Oficial de Despacho, por meio de um exame prático. Este exame é realizado por um Examinador autorizado pela Autoridade Nacional (ANAC) e, após a sua conclusão com sucesso,  será solicitada à ANAC a emissão da sua Licença Aeronáutica.

Subscreva a nossa newsletter
e fique a par das novidades!

Contacte-nos:

logótipo air dream college

Rua da Galegas, 57 D
Amadora

Aeródromo Municipal de Évora N254
Estrada de Viana do Alentejo
Évora - Portugal

Copyright 2020 © Air Dream College
Desenvolvimento por GlobalServices
Scroll to Top