Se ainda não está familiarizado com esta profissão, saiba o que é, quais os requisitos de entrada e até onde é pode ir com uma carreira de um oficial de operações de voo.

Somos a primeira e única Escola na Europa certificada para administrar o curso de OOV/OD sob um sistema de ensino B-Learning.  Este sistema de ensino permite ao aluno aceder à plataforma em qualquer local, a qualquer hora e com enorme facilidade de acesso a todas as informações e manuais relacionados com as matérias a serem ministradas. Esta opção permite ultrapassar todas a limitações de tempo, espaço, horários, distância e custos, podendo estabelecer contato com os formadores e Direção da Escola​ a qualquer momento.

Localização:Lisboa
Tipo de curso:Modular
Duração teórica:489 horas
Duração prática:720 horas
Regime:B-Learning

O programa total de treino da Air Dream College é ministrado em aulas teóricas e teórico/práticas dividido ao longo de 8/9 meses, conforme a prestação do aluno.

Após a conclusão de todas as fases do curso e dos Exames Teóricos na Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) com aproveitamento,  o(a)  Aluno(a) irá realizar um estágio de 4 (quatro) meses numa companhia aérea.

Este curso só é ministrado a candidatos com experiência aeronáutica no mínimo de 2 (dois) anos.

Cronograma:

Fase Elementar

A Fase Elementar do Curso de Oficial de Operações / Oficial de Despacho consiste nas disciplinas de Matemática e Física, para Alunos(as) que não tenham realizado estas disciplinas no 12º ano de escolaridade, assim como uma disciplina de Introdução à Aeronáutica onde serão ministrados os Princípios Básicos Aeronáuticos para, de seguida, na Fase Básica, serem leccionadas as matérias relacionadas, directamente, com o Curso.

Fase Básica

Durante o Curso de Oficial de Operações de Voo/Oficial de Despacho o(a) Aluno(a) terá de demonstrar conhecimentos teóricos, perante a Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) das seguintes matérias: Legislação Aérea, Massa e Centragem, Performance de Aviões e Helicópteros, Planeamento e Monitorização de Voo, Meteorologia, Navegação Geral e Rádio, Procedimentos Operacionais, Conhecimentos Gerais de Aeronaves, Princípios de Voo de Aviões e Helicópteros, Comportamento Humano e Limitações e Comunicações Aeronáuticas. Por este facto, durante esta Fase do Curso, serão ministradas estas disciplinas preparando os(as) Aluno(as) para a sua futura profissão e para os exames a realizar na ANAC.

Fase Avançada

Durante esta Fase do Curso os(as) Alunos(as) serão preparados para a Fase Prática do mesmo (Estágio Profissional) sendo-lhes ministradas as disciplinas de Matérias Perigosas, Dispatch Resource Management (DRM), Introdução aos Sistemas de Gestão Aeronáuticos, Segurança Aeroportuária (Security), Segurança Operacional (Safety).

Fase Prática

O(A) candidato(a) a uma Licença Aeronáutica de Oficial de Operações de Voo / Oficial de Despacho (OOV/OD) deve realizar um estágio com duração mínima de 90 (noventa) dias úteis, sob a supervisão de um OOV/OD com qualificação de Monitor, durante o qual, deve realizar, um mínimo de 120 (cento e vinte) despachos operacionais de voos de transporte aéreo. Esta fase inclui treino operacional em sistemas de gestão aeronáutica e procedimentos associados que são relevantes para a função do OOV/OD. Toda esta fase e treino baseia-se no requerido pela Legislação Nacional e Internacional exigido pelo regulamento 614/2018.

Após a conclusão de todas as fases do Curso o(a) aluno(a) deve demonstrar proficiência adequada para o exercício das funções de Oficial de Operações de Voo / Oficial de Despacho, por meio de um exame prático. Este exame é realizado por um Examinador autorizado pela Autoridade Nacional (ANAC) e, após a sua conclusão com sucesso,  será solicitada à ANAC a emissão da sua Licença Aeronáutica.

Contacte-nos

Rua da Galegas, 57 D
Amadora

Aerodromo Municipal de Évora N254
Estrada de Viana do Alentejo
Évora - Portugal

Copyright 2020 © Air Dream College
Desenvolvimento por GlobalServices
Scroll to Top